POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO AGRÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL APLIACADA À MICRORREGIÃO DE CANOINHAS, SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7682Palavras-chave:
Patrimônio Agrário, Desenvolvimento Regional, Microrregião de Canoinhas, Santa Catarina, BrasilResumo
A dinamicidade da categoria patrimônio cultural resultou na constituição de inúmeras variáveis conceituais ao longo do tempo. No entanto, alguns bens patrimoniais seguiram carentes de identificação e reconhecimento. Esse foi o caso dos bens patrimoniais agrários, que historicamente foram alvo de um processo de marginalização, que reiteradamente impacta o mundo rural e seus protagonistas. Ao longo da última década, essa lacuna vem sendo preenchida por meio da constituição da categoria de patrimônio agrário, a qual permite a valoração dos bens patrimoniais agrários a partir da premissa de que a agricultura é cultura. Mais recentemente, o debate acerca deste conceito e de sua aplicabilidade transcendeu as fronteiras europeias e chegou ao Sul global, em especial ao território brasileiro, onde pesquisadores têm trabalhado na sua operacionalização. Este artigo se propõe a analisar as caívas, patrimônio agrário localizado na microrregião de Canoinhas, Santa Catarina, Brasil. Com esse objetivo, empregou-se uma abordagem qualitativa, marcada por ampla revisão bibliográfica sobre os temas centrais da pesquisa, sistemática revisão documental e saídas a campo para estudos in loco das caívas localizadas no recorte territorial previamente definido. Entre os principais resultados obtidos destaca-se a identificação de um amplo conjunto de bens patrimoniais agrários presentes no âmbito das caívas, cuja manutenção da atividade produtiva consiste em condição fundamental para sua preservação. Conclui-se que as caívas efetivamente configuram exemplo de patrimônio agrário e que esta categoria patrimonial apresenta relevante potencial de aplicabilidade, especialmente em territórios que buscam estratégias alternativas de desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.