DINÂMICA PORTUÁRIA NA AMAZÔNIA
MUDANÇAS NO USO E NA COBERTURA DO SOLO NO BAIRRO ÁREA VERDE EM SANTARÉM (PA)
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7519Palavras-chave:
Portos. Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento. Impactos Socioambientais.Resumo
O município de Santarém, oeste do Pará, área de influência da rodovia federal BR-163 (Cuiabá-Santarém), vem se consolidando como uma das principais saídas para o escoamento de grãos via portos para o mercado internacional. Nesse processo, observa-se uma reorganização do espaço urbano para atender essa demanda, sobretudo em bairros como o Área Verde afetado pelo avanço da atividade portuária nos últimos anos. Este recorte espacial situa-se na zona leste da cidade, limitando-se em sua porção Nordeste com o Rio Amazonas e a Leste com a planície de inundação do Lago do Maicá. Nesse contexto, este trabalho objetiva analisar a relação entre a expansão portuária e as alterações no uso e cobertura do solo no bairro em questão entre 2002 e 2022. Para tanto, além do levantamento bibliográfico, cartográfico e análise documental sobre a dinâmica portuária na Amazônia empregou-se técnicas de geoprocessamento como a classificação supervisionada de imagens obtidas através do Google Earth dos anos 2002, 2014 e 2022, por meio do software Quantum GIS. Assim, foram determinadas três classes de uso e cobertura do solo: cobertura vegetal, área antropizada e hidrografia. Como resposta, a classe mais representativa no bairro é a cobertura vegetal, seguida pela classe área antropizada, que apresentou aumento no período analisado, mas com significativa redução da classe hidrografia no mesmo período. Mudanças no uso e cobertura do solo do bairro Área Verde são oriundas da expansão portuária na região, o que demanda maior participação do poder público no que tange a gestão e ao planejamento desses espaços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.