THE POTENTIAL OF PUBLIC FOOD PROCUREMENT TO PROMOTE CITYREGION FOOD SYSTEMS:
A CASE STUDY OF THE BRAZILIAN SCHOOL FEEDING PROGRAMME IN THE METROPOLIS OF CAMPINAS, SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7246Palavras-chave:
Compras públicas, Alimentação escolar, Cidades-região, Alimentação urbanaResumo
As compras públicas de alimentos da agricultura familiar surgem como instrumento poderoso para transformar os sistemas alimentares, através da criação de demanda por alimentos saudáveis e sustentáveis. Nos centros urbanos, onde há necessidade crescente de alimentos, as compras públicas podem desempenhar um papel crucial na ligação entre o consumo urbano e a produção rural, reforçando as conexões rural-urbanas. Este estudo teve como objetivo contribuir para a discussão sobre o potencial das compras públicas como instrumento institucional para promover cidades-região sustentáveis, com base na abordagem dos sistemas alimentares cidade-região. Para isso, foi realizado um estudo descritivo sobre as compras públicas de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar em uma metrópole brasileira representativa, Campinas, São Paulo, de 2013 a 2019, com base em dados públicos fornecidos pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os resultados indicaram que o potencial do programa não foi plenamente aproveitado na metrópole de Campinas, uma vez que a compra de alimentos locais, sociobiodiversos e orgânicos da agricultura familiar ficou aquém dos incentivos previstos na legislação. Esta observação ressalta a necessidade de novos avanços para melhor alinhar a política pública com seus objetivos sustentáveis, não apenas em Campinas, mas também em outros centros urbanos que buscam fortalecer seus vínculos com os produtores rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.