ÍNDICE DE SANEAMENTO AMBIENTAL E COVID-19: UMA ANÁLISE NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6623Palavras-chave:
Saneamento básico, Saneamento ambiental, Doenças de origem hídricaResumo
O processo de urbanização e o expressivo adensamento populacional nos grandes centros desencadeou um incremento na produção e no consumo da sociedade, aumentando a geração de resíduos, o que pode impactar a saúde humana e o meio ambiente. Em países em desenvolvimento como o Brasil, doenças causadas por condições inadequadas de saneamento ambiental resultam em problemas sociais que afetam principalmente as regiões em situação de vulnerabilidade. Este artigo tem por objetivo analisar o saneamento e as doenças relacionadas ao saneamento ambiental em regiões brasileiras para a elaboração de um Índice de Saneamento Ambiental para as capitais brasileiras a partir de indicadores relacionados com o abastecimento de água; o esgotamento sanitário e as doenças de origem hídrica. O método de pesquisa é exploratório e quantitativo. O Índice de Saneamento Ambiental foi elaborado a partir da aplicação da Análise Fatorial por Componentes Principais, com auxílio do Software SPSS. Como resultados verificou-se que os indicadores de água e esgoto do estudo contribuem positivamente com o saneamento ambiental, enquanto o indicador taxa de mortalidade por doença de origem hídrica relaciona-se negativamente com o saneamento ambiental. Além disso, foi observado a correlação existente entre acesso ao saneamento ambiental com os casos / óbitos por Covid-19 que, por sua vez, fortalece a concepção do saneamento como principal medida de prevenção e disseminação do vírus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.