Tendências de um crescimento agudo nos ní­veis de infecção da vassoura de bruxa (Crinipellis perniciosa), na cacauicultura de Medicilândia no Estado do Pará

Autores/as

  • Fernando Antonio Teixeira Mendes Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Edson Lopes Lima Universidade de Taubaté - UNITAU

Palabras clave:

Theobroma cacao, vassoura-de-bruxa, diagnóstico

Resumen

Mostra-se por meio da análise comparativa entre dois levantamentos com hiato de oito anos, a situação da Cacauicultura de Medicilândia no Estado do Pará, com destaque para a incidência da vassoura-de-bruxa. O primeiro realizado no ano de 1997 e o segundo em 2005. Correlacionaram-se os indicadores técnicos mais diretamente relacionados com o processo de convivência com a vassoura-de-bruxa do cacaueiro e os resultados revelaram uma ascensão nos ní­veis de infecção da doença.

Biografía del autor/a

Fernando Antonio Teixeira Mendes, Universidade de Taubaté - UNITAU

CEPLAC/SUPOR/SEPES/Setor de Socioeconomia. Caixa Postal 5150, 66635-110,Belém, Pará, Brasil fernando@ufpa.br e. edlopeslima@superig.com.br.

Edson Lopes Lima, Universidade de Taubaté - UNITAU

CEPLAC/SUPOR/SEPES/Setor de Socioeconomia. Caixa Postal 5150, 66635-110,Belém, Pará, Brasil fernando@ufpa.br e. edlopeslima@superig.com.br.

Publicado

2007-10-30

Cómo citar

Mendes, F. A. T., & Lima, E. L. (2007). Tendências de um crescimento agudo nos ní­veis de infecção da vassoura de bruxa (Crinipellis perniciosa), na cacauicultura de Medicilândia no Estado do Pará. RBGDR, 3(3). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/97

Número

Sección

Comunicações