PROPOSTA DE ESCALA DE NÍVEL DE MATURIDADE PARA TECNOLOGIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7934Resumen
As tecnologias sociais potencialmente são uma forma de fomentar o desenvolvimento de um território, pois focam em processos que objetivam a emancipação e, em última instância, melhoria das condições de vida dos autores envolvidos. No contexto contemporâneo, há uma supervalorização das tecnologias que podem ser apropriadas pelo mercado. Para identificar os níveis de maturidade de uma tecnologia é usual utilizar a escala Technology Readiness Levels (TRL). As tecnologias sociais, por sua finalidade e natureza, não se encaixam plenamente nessa escala. O objetivo geral deste artigo é propor uma escala de maturidade para tecnologias sociais que as considerem quanto a transformação social. A pesquisa se caracteriza como exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados apresentam uma escala de maturidade quanto a inserção e adoção das tecnologias por grupos sociais e seu potencial de transformação, considerando as fases de pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.