EFICIÊNCIA DE ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DE SAÚDE DA AMAZÔNIA LEGAL NA COVID-19: UMA ABORDAGEM POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
EFFICIENCY OF HEALTH RESOURCE ALLOCATION IN THE LEGAL AMAZON DURING COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7630Resumen
Os gestores públicos enfrentaram um árduo desafio na alocação dos recursos de saúde durante a última crise sanitária. A Amazônia Legal, devido às suas peculiaridades territoriais e por ter sido epicentro da pandemia, requer uma atenção da sua atuação. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência das regiões de saúde na Amazônia Legal na alocação de recursos durante a pandemia da Covid-19. Foram analisadas 77 regiões de saúde por meio da Análise Envoltória de Dados, considerando os recursos de saúde como inputs e as taxas de letalidade e mortalidade como outputs. Apenas 11,69% das regiões foram consideradas eficientes, com o Amapá em destaque pelo melhor resultado e o Pará, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, Acre e Roraima com os piores desempenhos. A região de saúde Norte Araguaia Karajá e Vale do Guaporé, foram identificadas como parceiros de excelência para maior quantidade de regiões. A alocação de recursos de saúde mostrou-se ineficiente, com melhores resultados em regiões isoladas. Investir apenas na alocação de recursos sem considerar o isolamento social e outras políticas públicas como parte integrante das estratégias para enfrentar a pandemia não é uma abordagem ideal para conter a disseminação do vírus e proteger a saúde da população.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.