PRECARIEDADE DIGITAL NA ERA DE ABUNDÂNCIA NAS REDES?

POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO E USO DA INTERNET EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores/as

  • Sonia Vírgnia Moreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nelia Rodrigues Del Bianco Universidade de Brasilia
  • Cézar Franco dos Santos Martins Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7551

Palabras clave:

infraestructura de telecomunicaciones, macrorregiones geoeconómicas, conectividad significativa, escuelas públicas, Amazonia Legal

Resumen

Este artículo analiza el proceso de inclusión-exclusión digital, teniendo en cuenta las condiciones de infraestructura en las escuelas públicas de los nueve estados que componen la región de la Amazonia Legal, un área geográfica de más de 5 millones de kilómetros cuadrados, correspondiente al 61% del territorio brasileño y que abarca 772 municipios (IBGE, 2021). El argumento central se refiere a la fragilidad y fragmentación de las políticas de acceso a internet en la prestación de servicios de telecomunicaciones en localidades de la Amazonia Legal con Índice de Desarrollo Humano Municipal Bajo y Muy Bajo. Como recurso metodológico para organizar los datos y apoyar el análisis de la conectividad en la Amazonia Legal, examina la demografía e identifica las variables que influyen en la distribución de los puntos de acceso a Internet en las escuelas públicas; sistematiza las políticas de conexión digital; identifica los desequilibrios digitales que persisten en la educación básica pública y cómo pueden afectar a la educación escolar en el interior de Brasil. Se observa que en las escuelas públicas municipales, donde el acceso y/o la calidad de la señal de Internet es generalmente deficiente, la provisión de una conectividad significativa y de un servicio de velocidad optimizada es todavía una meta a alcanzar. Esta situación exige acciones coordinadas para garantizar la posibilidad real de una infraestructura adecuada; políticas viables para el sector con el ordenamiento de reglas para la inversión pública y privada; un marco jurídico armonioso y actualizado que normalice el acceso y las formas de financiación, teniendo en cuenta las peculiaridades regionales.

Biografía del autor/a

Sonia Vírgnia Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jornalista, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Gama Filho, 1977), mestrado em Jornalismo (Universidade do Colorado - Boulder, 1981) e doutorado em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1999). Foi professora visitante (titular) da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020). Integra o conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e representa a América Latina no comitê gestor do World Journalism Education Council - WJEC. Pesquisadora sênior das redes internacionais de pesquisa The Worlds of Journalism Study (LMU-Munique) e The International Media Concentration Research Project (Universidade de Columbia, NY). Lidera o Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiodifusão, jornalismo e estudos interdisciplinares, com produção sobre os seguintes temas: Brasil, ensino e pesquisa em jornalismo, geografias da comunicação, infraestrutura de telecomunicações, inclusão-exclusão audiovisual e digital, mídia local e regional, sistemas públicos de radiodifusão.

Nelia Rodrigues Del Bianco, Universidade de Brasilia

Jornalista, professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasí­lia (UnB) aposentada (2016). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991) e especialista em Educação à Distancia pelo Senac DF (2006). Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de pesquisa Polí­ticas de Comunicação e de Cultura e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mí­dia e Cidadania. Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014). Coordenou o GT Rádio da Intercom (1995 -2000). Por essa atuação, o GT Rádio recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2000 na categoria grupo inovador. Em 2009 recebeu o Premio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Publicou dezenas de artigos em periódicos cientí­ficos nacionais e internacionais e capí­tulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, tendências e perspectivas da programação radiofônica e o impacto das inovações tecnológicas na configuração de conteúdos e formatos do rádio. Atua também nas áreas de transformações tecnológicas do jornalismo e polí­ticas de comunicação. Como co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina tem se dedicado a pesquisa sobre o tema desde 2011. Há mais de 20 anos é consultora na área de rádio e educação, além de ter experiência em produção de programas radiofônicos educativos para instituições públicas e não governamentais, criação de radioweb e gestão de projetos de comunicação de pesquisa.

Cézar Franco dos Santos Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e formado em Jornalismo pela mesma instituição (2019). Trabalhou na Diretoria de Imagem da UFJF atuando na Comunicação Interna e Externa da Universidade; foi bolsista de assessoria de comunicação no Sport Club Juiz de Fora; e estagiou como assessor de comunicação na Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Integra o projeto Estudos sobre regiões de sombra e silêncio no setor audiovisual brasileiro e do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA).

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Moreira, S. V., Del Bianco, N. R., & Franco dos Santos Martins, C. (2024). PRECARIEDADE DIGITAL NA ERA DE ABUNDÂNCIA NAS REDES? : POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO E USO DA INTERNET EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA LEGAL. RBGDR, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7551

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