O EXTERMÍNIO DE CAPITAL HUMANO NO BRASIL: UM ESTUDO LOCACIONAL DOS ÓBITOS DE JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7495Palabras clave:
Geografia humana, Análise regional, Desenvolvimento humano, Desenvolvimento social, ViolênciaResumen
O objetivo desse texto é analisar o perfil locacional dos óbitos de jovens entre 15 e 29 anos nos estados brasileiros decorridos de homicídios, feminicídios, acidentes de trânsito e suicídios, nos anos de 2010 e 2021. O procedimento metodológico consistiu na discussão dos dados por meio dos valores relativos e a estimativa de indicadores de análise regional. Os resultados demonstraram que os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito diminuíram, mas outras modalidades de óbitos se tornaram mais expressivas e localizadas. Os óbitos decorrentes de suicídios tiveram aumentos significativos e os homicídios representam os óbitos mais expressivos, seguido dos feminicídios. Esses resultados forneceram um quadro de informações sobre a necessidade de operações e ações de política pública de forma mais incisiva em alguns estados da federação. Ações de prevenção e preservação da vida demandam uma atenção especial das organizações da sociedade civil e uma atenção especial das autoridades de saúde pública.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.