(DES)EMPODERAMENTO DAS MULHERES RURAIS DO ESTADO DO TOCANTINS A PARTIR DO ACESSO À POLÍTICA PÚBLICA DE CRÉDITO RURAL “PRONAF”
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7380Palabras clave:
Empoderamento Feminino, Mulheres Rurais, Pronaf Mulher, História OralResumen
O objetivo deste trabalho consiste na análise do programa de crédito rural Pronaf como um instrumento de empoderamento das mulheres rurais no estado do Tocantins. Foram analisados os contratos do Pronaf Mulher em diferentes municípios no período de 2013 a 2020. O problema de pesquisa buscou compreender de que forma o Pronaf atua como um agente de empoderamento das mulheres rurais no Tocantins, tendo em vista a promoção da sua autonomia econômica, política e social. A metodologia incluiu a análise de documentos e entrevistas utilizando a proposta de História Oral. As entrevistas foram realizadas em comunidades rurais de Vale Verde e Três Lagoas. A análise dos dados foi feita com base em um referencial teórico que considerou as teorias de empoderamento das mulheres, incluindo fatores como acesso à informação, capacitação e recursos financeiros. Os resultados mostraram que o Pronaf proporcionou melhorias nas dimensões econômicas, sociais, pessoais e políticas das mulheres rurais no Tocantins. Contudo, também revelaram que a maioria das pessoas não tem acesso ao crédito rural, o que indica que o programa atingiu apenas parcialmente seus objetivos. O acesso a recursos financeiros foi identificado como um fator crucial para o empoderamento econômico das mulheres rurais, mas elas enfrentaram dificuldades na obtenção de crédito. Conclui-se que é preciso ampliar o acesso à informação, capacitação e recursos financeiros para promover o empoderamento das mulheres rurais no Tocantins e lidar com as diferenças no acesso ao crédito rural, levando em consideração as particularidades de cada região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.