DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A INTENSIFICAÇÃO DAS CATÁSTROFES SOCIONATURAIS: O CASO DO MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.7326Resumen
A combinação entre segregação social, econômica e espacial com eventos climáticos extremos, potencializa as consequências das assimetrias sociais territorializadas. O Litoral Norte do Estado de São Paulo é uma região suscetível a associação entre desigualdades presentes no território e os efeitos de catástrofes naturais. O problema investigado é a relação entre o processo de ocupação do espaço e a ampliação dos riscos para a população no município de São Sebastião. O objetivo foi analisar os fatores que contribuíram para o desastre ambiental ocorrido no município de São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo. O método de pesquisa consistiu no uso de dados secundários econômicos, sociais, demográficos e climáticos. Os resultados evidenciam que o desastre ocorrido em São Sebastião decorreu da combinação de condições climáticas com as consequências das ações antrópicas potencializadas com a segregação social e espacial presente no município. Conclui-se que há a necessidade de políticas públicas pautadas na inclusão social, econômica e territorial, com a não ocupação do solo nas áreas de risco. Tais políticas públicas implicam em uma lógica de gestão urbana com prioridade para o desenvolvimento, com inclusão social e sustentabilidade econômica e social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.