EMPREENDEDORISMO PELO SPILLOVERS DE CONHECIMENTO NO PORTO DIGITAL
UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.7007Palabras clave:
Spillovers de Conhecimento, Empreendedorismo Tecnológico, Desenvolvimento Regional, Teoria do Empreendedorismo pelo Transbordamento do ConhecimentoResumen
O empreendedorismo promovido pelo spillover de conhecimento é um dos mais vigorosos fenômenos para o desenvolvimento social e econômico regional. Para validar esta premissa, o artigo investiga o conjunto de externalidades provocadas pelo empreendedorismo pelo transbordamento de conhecimento em Ecossistemas Empreendedores e Inovadores à luz da Knowledge Spillover Theory of Entrepreneurship - KSTE. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de uma survey de experiencia, que contou com vinte atores ligados ao Parque Tecnológico do Porto Digital. Foram relacionadas, ao menos, doze externalidades relacionadas às atividades empreendedoras e inovadoras desenvolvidas no Porto Digital. Essas atividades foram reconhecidas como decorrentes dos spillovers de conhecimento que ocorrem no Porto Digital, cuja missão envolve estimular e promover o desenvolvimento da região do seu entorno. As externalidades identificadas referem-se aos aspectos econômicos e sociais com capacidade de gerar riquezas e melhorar a qualidade de vida da população. Os resultados da pesquisa podem apoiar a Administração Pública local na formulação de políticas públicas e o estabelecimento de agenda pública de apoio ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento econômico regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.