DISTRIBUÇÃO ESPACIAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS E DESIGUALDADES REGIONAIS: uma análise sobre os municípios baianos
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6967Palabras clave:
Crescimento Econômico, Desigualdades Regionais, Econometria Espacial, Bahia, Políticas PúblicasResumen
Diante do baixo desempenho da economia baiana nos últimos anos, este trabalho investiga a evolução de padrões de comportamento e agrupamentos espaciais nos municípios da Bahia, relacionados às suas atividades econômicas e ao PIB per capita. Lança-se mão do Índice de Atividade Econômica Municipal (INDICA), que classifica as atividades em atividade bancária, abertura externa, arrecadação fiscal e mercado de trabalho. A análise descritiva das variáveis e a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) mostraram, respectivamente, a desigualdade econômica dos municípios baianos e a concentração espacial do PIB per capita e das atividades econômicas no Oeste e na Região Metropolitana de Salvador, enquanto na região semiárida ocorre o oposto. Poucas mudanças ocorreram na distribuição espacial das variáveis entre 2014 e 2019 e, na variável abertura externa, apenas houve formação de agrupamentos de municípios com baixo crescimento, o que evidencia que a estagnação pode ser acompanhada de contratura das atividades já fixadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.