APROPRIAÇÃO SOCIAL DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO
OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6755Palabras clave:
Acesso à água, Comunidades rurais, Semiárido paraibano, Governança hídrica.Resumen
O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como se dá o acesso e a governança da água em comunidades rurais do agreste paraibano. No intuito de alcançar uma compreensão multidimensional e integrada da dinâmica social, política e governamental da comunidade observada, foi aplicada a modalidade de pesquisa social com abordagem qualitativa-quantitativa. Dentre os resultados encontrados destacam-se a ausência de monitoramento da qualidade da água; a significativa cobertura do P1MC-ASA; e, a inexistente participação política dos moradores quanto à governança da água na região. O diagnóstico realizado sinaliza fragilidades do modelo de gestão hídrica adotado, podendo servir de base comparativa para outras regiões, e também apoiar uma possível formulação de novas políticas de água no semiárido nordestino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.