A importância da gestão dos resí­duos sólidos na relação homem - natureza

Autores/as

  • Viviane Gomes Rocha Universidade Federal de Sergipe - UFS e Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • João Sampaio D'ívila Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Roberto Rodrigues de Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palabras clave:

natureza, ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável, resí­duos sólidos.

Resumen

Inicialmente, o homem era subordinado à natureza devido à sua reduzida capacidade de alterá-la. Com a evolução, a relação homem x natureza sofre uma inversão de forças devido ao uso intenso dos recursos naturais, o desperdí­cio e o elevado consumo que caracterizam este novo tempo. O ecodesenvolvimento formulou bases para o desenvolvimento sustentável, que tem como um de seus objetivos a gestão e a minimização dos resí­duos, propondo mudanças de comportamento dos cidadãos relativos ao consumo, produção e desperdí­cio, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a quantidade de resí­duos e os gastos com coleta, tratamento e disposição final.

Biografía del autor/a

Viviane Gomes Rocha, Universidade Federal de Sergipe - UFS e Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2003; Pós-graduanda "lato-senso" em Gestão Ambiental pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.

João Sampaio D'ívila, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Engenharia Quí­mica pela COPPE/UFRJ em 1978; Diretor da AMBIENTEC Consultoria Ltda.

Roberto Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Engenharia Quí­mica pela UNICAMP em 2000; Professor de Graduação do Departamento de Engenharia Quí­mica e de Pós-graduação do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2007-10-11

Cómo citar

Rocha, V. G., D'ívila, J. S., & de Souza, R. R. (2007). A importância da gestão dos resí­duos sólidos na relação homem - natureza. RBGDR, 1(3). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/63

Número

Sección

Artigos