GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6154Palabras clave:
Inovação Social. Governança Participativa. Políticas Públicas. Cisternas. Programa Cisternas nas Escolas.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a governança participativa como fator chave para o processo de inovação social decorrente da implantação do Programa Cisternas nas Escolas, visto que ele pode ser compreendido como um contínuo processo de associações que envolvem diferentes atores. Iniciado em 2009, o Programa leva água para escolas rurais da região semiárida brasileira, viabilizando a construção de cisternas de 52 mil litros para captação e armazenamento da água de chuva a partir do telhado das escolas. São articulados esforços de atores como o poder público, sociedade civil organizada e comunidade escolar e local. Os dados empíricos foram obtidos por meio de observação direta, análise documental, survey e estudos de casos qualitativos em profundidade, nos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave. Percebe-se que a cisterna, como uma tecnologia social inovadora, contribuiu para a solução de grande parte dos problemas resultantes da escassez de água nas escolas da região analisada e que a sua reaplicação, por meio de um Programa de Governo, só se tornou possível, diante do engajamento de uma diversidade de atores.
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