INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS E UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS
Palabras clave:
Multiple Correspondence Analisys (MCA). Ensino superior. Políticas públicas. Desenvolvimento regional.Resumen
O presente trabalho estabelece uma tipologia da divisão regional das áreas do ensino que os estudantes dos campi do interior abertos após 2003 de Institutos Federais (IFs) e Universidades Federais (UFs) estão inseridos. Além disso, analisa o perfil desses alunos em cada área do ensino, fazendo um corte regional. Para tanto, utiliza-se estatísticas descritivas e o multiple correspondence analisys (MCA). Com isso, constatou-se que os alunos desses novos campi (tanto dos IFs, quanto das UFs) nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, são, em sua maioria, de cursos voltados para a licenciatura. Por outro lado, os estudantes do Sul e Sudeste estão concentrados em áreas do conhecimento diretamente ligadas à produção de bens e serviços. Além disso, os alunos da área da educação necessitam de maior apoio das políticas públicas voltadas para o acesso e permanência no ensino superior; visto que essa área concentra os estudantes provenientes de escola pública, cotistas, que recebem apoio social, cor preta e parda. Já os alunos das áreas da engenharia/produção, parecem ser os com menos necessidade dessas políticas, dado que são provenientes de escola particular, não são cotistas, não recebem apoio social, são de cor branca e amarela.Publicado
2020-10-25
Cómo citar
Barbosa, P. H. F., & Campos, L. H. R. (2020). INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS E UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS. RBGDR, 16(3). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/5892
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.