RURALIDADE E MIDIATIZAÇÃO: AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS DAS SOCIEDADES RURAIS PELAS PRÁTICAS COMUNICACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
Palabras clave:
Comunicação. Hibridismo cultural. Aculturação. Nova Ruralidade. Rural em rede.Resumen
Por meio de revisão teórica e análise de pesquisas, este artigo busca verificar o alcance das novas práticas de comunicação em rede no universo da ruralidade e os possíveis desdobramentos dessa conexão do campo com a midiatização. É notório como os modos de vida no mundo contemporâneo estão imbricados com as conexões proporcionadas pela "sociedade midiatizada" . Propõe-se neste artigo analisar a relação dos moradores de sociedades rurais com a "sociedade em rede" , mediante processos que podem revelar uma "aculturação" dos seus costumes e práticas pela proximidade com a sociedade urbana; a manutenção de suas identidades locais; ou ainda, uma "hibridização" dos modos de vida rural e urbano. Para tanto, foram utilizados, neste estudo, os resultados de duas pesquisas nacionais sobre hábitos de consumo de mídias, que abarcaram a população rural. Os dados trazidos pelas duas pesquisas apresentadas apontam para transformações das práticas comunicacionais das pessoas que vivem no campo, apontando para uma ruralidade em rede, ou seja, para uma cultura rural hibridizada por meio das novas tecnologias.Descargas
Publicado
2019-07-30
Cómo citar
Fraga, K. de L., & Fiúza, A. L. de C. (2019). RURALIDADE E MIDIATIZAÇÃO: AS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS DAS SOCIEDADES RURAIS PELAS PRÁTICAS COMUNICACIONAIS CONTEMPORÂNEAS. RBGDR, 15(4, jul). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4855
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.