A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASIL

Autores/as

  • Tiago Costa Martins
  • Victor da Silva Oliveira
  • Darlan Santos Grziwinski

Palabras clave:

Trabalho formal. Economia criativa. Desenvolvimento.

Resumen

As análises em torno da economia criativa encontram, na comunicação, um campo profí­cuo para discussões cientí­ficas, que levam em conta as conexões e as possibilidades de articulação de jornalismo, audiovisual, publicidade e relações públicas no setor dentro do paí­s. A problemática, no entanto, está em perceber a relação entre as ocupações da comunicação e as atividades da indústria criativa no Brasil. Por essa ordem, o presente estudo apresenta uma pesquisa a partir da utilização de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho (Brasil). Metodologicamente, o artigo espelha-se na construção analí­tica do Department for Culture, Media and Sport (DCMS, 2016) do Reino Unido. Assim, apresentam-se aqui um entendimento para indústria criativa: a metodologia do estudo expõe as categorias de análise e os recortes das ocupações e das atividades econômicas na perspectiva do Brasil; os resultados e as discussões dimensionam os profissionais da comunicação e a indústria criativa e, ainda, sugerem uma agenda de temas pertinentes à ampliação da análise, considerando as implicações territoriais e a importância para o desenvolvimento econômico do paí­s.

Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Martins, T. C., Oliveira, V. da S., & Grziwinski, D. S. (2019). A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASIL. RBGDR, 15(4, jul). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4840