Influência de um sistema de avaliação de performance individual sobre a performance de células de produção

Autores/as

  • Rodrigo Santos Carmo Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro Universidade de Taubaté - UNITAU

Palabras clave:

Comportamento. Objetivos. Indicadores de Desempenho. Célula de Produção.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da implantação de um sistema de avaliação de desempenho no trabalho sobre os resultados de células de produção em uma montadora de veí­culos. O Sistema de Avaliação de Desempenho proposto por um grupo de trabalho na empresa desdobrou os objetivos da célula, já detalhados como objetivos do grupo de monitores, em objetivos por operador, isto é, em metas individuais de desempenho. Foram comparados, para três células, os desempenhos anteriores e posteriores à implantação do Sistema nos indicadores das células. As comparações entre os indicadores não evidenciaram vantagens consistentes na aplicação do sistema. Embora tenha ocorrido melhoria nos resultados, essa tendência já estava presente anteriormente à implantação e foi semelhante nas células estudadas. Sugere-se que sejam considerados efeitos de variáveis não controladas e a determinação de outros indicadores que não os da célula para avaliar sua eficácia.

Biografía del autor/a

Rodrigo Santos Carmo, Universidade de Taubaté - UNITAU

Administrador de empresas, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté.

Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro, Universidade de Taubaté - UNITAU

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, professora do Program a de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Publicado

2007-10-02

Cómo citar

Carmo, R. S., & Xavier Ribeiro, M. J. F. (2007). Influência de um sistema de avaliação de performance individual sobre a performance de células de produção. RBGDR, 2(3). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/35

Número

Sección

Artigos