INTERAÇÕES ENTRE DESCONFIANÇA INTERPESSOAL E DESIGUALDADE ECONÔMICA NO BRASIL
Palabras clave:
Capital social. Confiança. índice de Gini. Desigualdade. Questionário dos dezesseis fatores de personalidade. Sociedade brasileira.Resumen
Há correlações positivas estáveis e duradouras entre a desigualdade econômica conforme medida no índice de Gini (medida de desigualdade de renda da população) e o nível de (des)confiança interpessoal medido nas pesquisas do WVS – World Values Survey (medida com uma única pergunta), desde 1995. O Brasil está sempre entre os primeiros nas duas medidas. A desconfiança interpessoal é fator que prejudica o capital social das pessoas, assim como o capital humano da sociedade e, consequentemente, a economia do país. Pesquisadores buscam os determinantes da desconfiança interpessoal, e avaliam fatores como renda, educação, "raça" , etnia e sexo, no entanto, no caso do Brasil, nenhum fator isolado explica os altos níveis de desconfiança interpessoal, apontando para um "efeito país" . Nesta pesquisa argumentamos que se trata de um fator de personalidade que, no entanto, não tem base temperamental, mas resulta das experiências pessoais e da aprendizagem social, vividas coletivamente em um ambiente social de desigualdade e violência extremas, favorecendo a ansiedade e as estratégias ilusórias para se lidar com ela. Usamos o Questionário dos 16 Fatores de Personalidade em uma amostra de estudantes brasileiros para demonstrar essa afirmação com a dimensão Desconfiança. Os resultados das análises mostraram que o grupo dos que conhecem a astrologia dos signos é significativamente mais desconfiado do que o grupo que desconhece, apontando que aqueles se utilizam do conhecimento para tentar prever e se prevenir quanto ao comportamento dos outros. Para a diminuição da desigualdade, portanto, não bastam as intervenções econômicas, exige-se intervenção psicossocial que diminua progressivamente o nível de desconfiança interpessoal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.