ALVENARIA DE TIJOLO E POÉTICA ARQUITETÔNICA NO COMPLEXO FABRIL TECELAGEM PARAHYBA

Autores/as

  • George Rembrandt Gutlich
  • João Mascarenhas Mateus

Palabras clave:

alvenaria de tijolo, arquitetura moderna, poética arquitetônica, regras da arte

Resumen

As alvenarias de tijolo constituem os principais sistemas usados na
construção e transformação da Tecelagem Parahyba, em São José dos
Campos, São Paulo, Brasil, entre 1925 e 1973. Pesquisas in situ e a
análise de material arquiví­stico e bibliográfico resultaram num
inventário sistematizado por cronologia, autoria e tipologias
contrutivas. Uma leitura analí­tica deste inventário permitiu
compreender os usos éticos e estéticos desta técnica no âmbito da
formação e expressão individual dos principais responsáveis pelas
sucessivas obras e alterações do complexo fabril: Ricardo Severo, Rino
Levi, Carlos Millan, Clemente Gomes, Burle Marx e Ricardo Veiga. Foi
assim possí­vel entender a evolução do uso do tijolo aparente na
problemática técnica da sua realização por expoentes de diferentes
escolas de conceber e fazer arquitetura e, desta forma, produzir um
documento para sensibilização acerca deste patrimônio da cultura
material agregado ao discurso modernista.

Publicado

2017-06-20

Cómo citar

Gutlich, G. R., & Mateus, J. M. (2017). ALVENARIA DE TIJOLO E POÉTICA ARQUITETÔNICA NO COMPLEXO FABRIL TECELAGEM PARAHYBA. RBGDR, 13(2). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/2988

Número

Sección

Artigos