Universidades e empresas: agentes de inovação e conhecimento para práticas da responsabilidade social

Autores/as

  • Ernani Cesar de Freitas
  • Margarete Panerai Araújo

Palabras clave:

Responsabilidade social. Inovação. Conhecimento. Empresas. Universidades.

Resumen

As temáticas inovação, conhecimento e responsabilidade social vêm sendo motivo de novas pesquisas e investigações das ciências sociais aplicadas, parecendo concentrar muitas preocupações atuais de nossa sociedade. As empresas privadas e universidades envolvidas com essas novas orientações vêm pautando programas sob diferentes enfoques, de forma a avançar na construção desses conceitos. Tal fenômeno tem sido foco de estudos na região do Vale do Sinos, mediante interface entre áreas das ciências sociais aplicadas. A metodologia de pesquisa utilizada corresponde às técnicas exploratórias com uma abordagem qualitativa. Objetiva-se aqui apresentar teoricamente as bases de implantação da Responsabilidade Social na universidade, enquanto polí­tica de expressão do compromisso social com os diferentes públicos envolvidos, bem como geradora de ações socialmente empreendedoras, de inovação e de conhecimento que são desencadeadas concomitantemente.

Publicado

2010-06-04

Cómo citar

Freitas, E. C. de, & Araújo, M. P. (2010). Universidades e empresas: agentes de inovação e conhecimento para práticas da responsabilidade social. RBGDR, 6(1). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/262

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a