Terceirização e Parceirização de Serviços em Saneamento em Minas Gerais: Um Estudo Teórico-Empírico
Palabras clave:
Terceirização, Parceirização, Serviços Operacionais.Resumen
O objetivo deste estudo de caso é investigar as diferenças qualitativas dos serviços operacionais terceirizados e não terceirizados voltados ao saneamento. Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram entrevistas aplicadas ao corpo funcional de uma empresa de saneamento com atuação em Minas Gerais, assim como se fez uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados constataram vários aspectos de gestão (como a técnica e o tempo de operações), em que as qualidades de um serviço operacional terceirizado suprem as deficiências do outro não terceirizado e vice-versa. Conclui-se ser justificável para a gestão das empresas de saneamento a prestação de serviços operacionais com equipes mistas (próprias e terceirizadas). A associação desses serviços evidencia aos empresários e executivos alternativas para a gestão, com vistas a formular estratégias diferenciadas e compatíveis com um cenário mercadológico competitivo, requerendo estudos analíticos sobre práticas relacionadas à terceirização e a parceirização como forma de capacitar tecnologicamente seus serviços.Descargas
Publicado
2010-06-01
Cómo citar
Emmendoerfer, M. L., & Silva, L. C. A. (2010). Terceirização e Parceirização de Serviços em Saneamento em Minas Gerais: Um Estudo Teórico-Empírico. RBGDR, 5(2). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/240
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Artigos
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