Apontamentos sobre políticas públicas de educação e dinâmica cultural
Palabras clave:
Políticas Públicas, Educação, Cultura, Violência, HumanismoResumen
No presente texto, discutem-se políticas públicas de educação, incorporando o debate sobre a concepção hegemônica de cultura que permeia as relações vividas cotidianamente nas instituições escolares. Essa reflexão parte da função da escola enquanto instituição educativa, do desaparecimento da dimensão humanística na formação escolar atual e da ausência da relação entre educação e cultura, que deveria estar presente na centralidade das formulações das políticas educacionais, para dar conta da dimensão cidadã no processo de educação. Nesse contexto, e sustentados por dados de pesquisas empíricas realizadas pelos autores, buscaram-se alternativas que possibilitem a superação dessa tensão que se revela como um dos principais dilemas da escola contemporânea.Descargas
Cómo citar
Alves, C. P., Souza, R. de T., Silva, A. L. da, & Oliveira, W. J. de. (2014). Apontamentos sobre políticas públicas de educação e dinâmica cultural. RBGDR, 10(3). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/1477
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.