Impactos ambientais da dinâmica de desenvolvimento da região noroeste colonial do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Dilson Trennepohl Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Roberto Macagnan ersidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí

Palabras clave:

Impacto Ambiental, Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade.

Resumen

No contexto dos debates sobre o desenvolvimento regional, este artigo visa analisar os impactos ambientais produzidos ao longo da trajetória de desenvolvimento da Região Noroeste Colonial, procurando identificar como essa questão foi contemplada na atuação de seu Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE – NORC. Faz-se um esforço de recuperação da trajetória histórica da região, apontando alguns dos principais impactos ambientais do processo de povoamento e ocupação do território, da modernização da agropecuária e o seu reflexo na dinâmica populacional. A atuação do COREDE é analisada na perspectiva de constituição de uma região enquanto espaço em que existe uma sociedade que o organiza e dirige. São retomados elementos que caracterizam o processo de criação e organização do Conselho, o diagnóstico sócio-econômico-ambiental que realizou, bem como as principais ações implementadas e o alcance dos resultados.

Biografía del autor/a

Dilson Trennepohl, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professor do Departamento de Economia e Contabilidade da UNIJUI, mestre em economia pela Universidade Federal da Paraí­ba e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC.

Roberto Macagnan, ersidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí

Professor do Departamento de Economia e Contabilidade da UNIJUI, mestre em economia pela Universidade Federal da Paraí­ba, integrante do grupo de pesquisa sobre Dinâmicas Locais de Desenvolvimento no Rio Grande do Sul.

Publicado

2008-02-14

Cómo citar

Trennepohl, D., & Macagnan, R. (2008). Impactos ambientais da dinâmica de desenvolvimento da região noroeste colonial do Rio Grande do Sul. RBGDR, 4(1). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/120

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.