PROPOSTA DE ESCALA DE NÍVEL DE MATURIDADE PARA TECNOLOGIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7934Abstract
As tecnologias sociais potencialmente são uma forma de fomentar o desenvolvimento de um território, pois focam em processos que objetivam a emancipação e, em última instância, melhoria das condições de vida dos autores envolvidos. No contexto contemporâneo, há uma supervalorização das tecnologias que podem ser apropriadas pelo mercado. Para identificar os níveis de maturidade de uma tecnologia é usual utilizar a escala Technology Readiness Levels (TRL). As tecnologias sociais, por sua finalidade e natureza, não se encaixam plenamente nessa escala. O objetivo geral deste artigo é propor uma escala de maturidade para tecnologias sociais que as considerem quanto a transformação social. A pesquisa se caracteriza como exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados apresentam uma escala de maturidade quanto a inserção e adoção das tecnologias por grupos sociais e seu potencial de transformação, considerando as fases de pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.