MANAGEMENT OF ORGANIZATIONAL PERFORMANCE IN LOTS OF AGRICULTURAL REFORM IN BRAZIL

EVALUATION FRAMEWORK PROPOSAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6832

Keywords:

Rural settlements, Rural development, Family farming

Abstract

Currently, family farming is responsible for national food security, in addition to generating employment and income for a large portion of the Brazilian population. The agrarian reform lots are productive units of family farming with specific characteristics, which justifies a different look at their organization and production. Given this context, the objective of this article is to outline a framework for organizational performance management in agrarian reform settlements, contributing to the analysis of development in rural areas. It starts with a database of 25,150 batches, collected by the RADIS/UFMT Project, in the years 2018 to 2022. Through content analysis, the information related to the production model in the batch, in the light of the opinion of the technician of field has been worked. The methodology made it possible to identify the most frequent terms in the discourse and, with the support of theoretical sources and concepts, to categorize them into groups (clusters), which constitute the categories for evaluating organizational performance appropriate to the reality of family farmers in the agrarian reform. The study adds contribution to knowledge for the post creation of settlements and granting of lots of land reform in Brazil.

Author Biographies

Paulo Augusto Ramalho de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Pos-doutorando em Administração na Universidade de São Paulo USP (FEA_RP). Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Economia e Gestão (EEG) Universidade do Minho (UMINHO) Portugal, com bolsa da CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Processo número 99999.000351/2015-06), Mestrado e Graduação em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenador e Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Possui projetos de pesquisa voltados para modelagem de desempenho em organizações. Parecerista dos eventos SEMEAD USP, ENAMPAD e dos periódicos Ambiente e Sociedade (UNICAMP), Gestão e Regionalidade, Pretexto, Revista de Administração Mackenzie e do periódico internacional Knowledge Management Research & Practice.

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Possui graduação em Engenharia Civil (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1994), mestrado em Educação e Meio Ambiente (2000) e doutorado em Conforto Ambiental (2012), ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia/UFMT, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA), Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental (GPTAA) e membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Tecnologia (GPDAT). Coordena a Rede de Parceiros Externos do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), da Universidade de Brasília e integra a Rede Sustenta como representante da UFMT. Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2012 a 2014. Atualmente, é Monitora no Programa de Qualificação para Exportação PEIEX- MATO GROSSO 2021-2022. Possui interesse pela área de inovação, sustentabilidade e resiliência do ambiente construído. (Texto informado pelo autor)

Paulo Cesar Venere, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos em 1986. Recém graduado, iniciou sua carreira como Biólogo no Reservatório de Tucuruí (Pará, Brasil), onde trabalhou no levantamento de dados sobre a pesca comercial junto às colônias de pescadores locais. Cursou o mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, concluído em 1991. Iniciou sua carreira de docente no ensino superior neste mesmo ano, no Campus Universitário do Araguaia. Em 1995 iniciou seu doutoramento em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que foi concluído em 1998. Foi diretor do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia (atual Campus Universitário do Araguaia, campus avançado da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi coordenador dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e do curso de Ciências Biológicas da UFMT/CUA. Realizou seu estágio de pós-doutoramento junto ao Depto. de Morfologia da UNESP de Botucatu, SP. Transferiu-se para o campus sede da UFMT em 2014 e atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, no Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências. É ictiólogo, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores cromossômicos e moleculares em peixes de água doce, biologia de peixes, levantamento e caracterização da ictiofauna. É credenciado nos Programas de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e de Zoologia da UFMT/Cuiabá e também no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT de Nova Xavantina, MT.

Published

2024-09-30

How to Cite

Ramalho de Souza, P. A., Durante, L. C. ., & Venere, P. C. (2024). MANAGEMENT OF ORGANIZATIONAL PERFORMANCE IN LOTS OF AGRICULTURAL REFORM IN BRAZIL: EVALUATION FRAMEWORK PROPOSAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6832