ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO NOVO URBANISMO E DO BAIRRO PEDRA BRANCA/SC – BRASIL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MOBILIDADE URBANA
Keywords:
Bairros Inteligentes. Bairros sustentáveis. Urbanização acelerada. Palhoça.Abstract
O estudo objetivou analisar se o Bairro Pedra Branca/SC - Brasil contribui para a solução de problemas de mobilidade urbana, tendo em vista que o mesmo se afirma como concebido com base nos princípios do Novo Urbanismo, os quais estão direcionados também para a solução de tais problemas. O estudo é do tipo descritivo com a abordagem quantitativa. Com base em técnica de amostragem não probabilística por conveniência aplicou-se questionário estruturado e impresso de origem e destino, adaptado a partir da Pesquisa de Mobilidade adotada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, a uma amostra de 46 respondentes no interior do Bairro. Os resultados demonstraram que o empreendimento não contribui para a solução de problemas de mobilidade urbana. Assim, 50% dos respondentes não estão satisfeitos com a questão da mobilidade urbana no Bairro. Os dados também demonstraram que a percepção dos respondentes apontou que o empreendimento fere princípios importantes do Novo Urbanismo, em especial os de números 1 e 8, que tratam da caminhabilidade e do transporte inteligente, respectivamente. Os resultados também apontaram para a má qualidade do transporte público, que desestimula o uso do mesmo e favorece o uso de automóveis, o que contraria algumas das prerrogativas do Novo Urbanismo. Por fim, os resultados permitem identificar, em relação à questão da mobilidade urbana, um descompasso entre as repercussões do discurso e as realizações efetivas do modelo do Novo Urbanismo, tal como observado por outros autores em relação a outros problemas urbanos.Downloads
Published
2018-08-07
How to Cite
Monte, V. F. G. do, Quaresma, C. C., Kniess, C. T., Ferreira, M. L., & Conti, D. de M. (2018). ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO NOVO URBANISMO E DO BAIRRO PEDRA BRANCA/SC – BRASIL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MOBILIDADE URBANA. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 14(4). Retrieved from https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/3949
Issue
Section
Artigos
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.