INOVAÇÃO PRÓ-SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE ESTUDO EMPÍRICO COM EMPRESAS LOCALIZADAS NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Keywords:
Estágios de Maturidade, Indicadores, Sustentabilidade, Inovação.Abstract
Este artigo, de cunho experimental, tem como objetivo central analisar a relação entre inovação e sustentabilidade empresarial, valendo-se do método de análise de discurso e estatística descritiva, utiliza-se os indicadores de Maturidade da Atividade de Inovação (JOIN, 2013) e, indicadores de Sustentabilidade Empresarial (GRI-G3, 2006). Exploram-se dados primários de empresas do Sul da Bahia (2013-2014) sobre a vertente triple botton line, concluindo-se que, em média, as empresas estudadas classificam-se com baixo desempenho em sustentabilidade e em inovação. Os resultados da interseção entre índices de sustentabilidade e maturidade em inovação permitiram a construção de uma proposta metodológica para avaliação da relação entre inovação e sustentabilidade no âmbito empresarial, trata-se da tipologia pró-inovação sustentável que combina diferentes níveis de atividade em inovação e de sustentabilidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.