Políticas e dilemas da comunicação pública no Brasil
Keywords:
Comunicação Pública, Assessoria de Comunicação, Políticas de Comunicação, INSAAbstract
O presente artigo expõe os resultados de uma investigação sobre as estratégias de comunicação pública no Brasil, tomando como objeto empírico o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), órgão público e gestor de políticas de C&T. Parte-se de uma revisão critica da literatura, problematiza-se o papel das assessorias de comunicação na construção da comunicação governamental, e analisa-se as atribuições, condições de funcionamento, recursos humanos, materiais e estratégias da Assessoria de Comunicação do Instituto. Constata-se, dentre outras questões, que o modelo de política de comunicação adotado pelo INSA não está totalmente desvinculado das premissas teórico-pragmáticas da comunicação pública, pois há interesse em fazer com que a sociedade saiba da existência do órgão, porém falta uma maior interação entre o instituto e seu público. Conclui que não basta apenas informar para exercer a comunicação pública; faz-se necessário estabelecer instâncias de interatividade e diálogo permanentes.Downloads
Published
2010-09-19
How to Cite
Albuquerque, A. D., Sousa, C. M. de, & Costa, A. R. F. da. (2010). Políticas e dilemas da comunicação pública no Brasil. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 6(3). Retrieved from https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/301
Issue
Section
Artigos
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.