MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Desenvolvimento Regional. Ensino Superior Tecnológico. Formação Empreendedora. Empreendedorismo.Abstract
A atividade empreendedora, a partir de meados do século passado, passou a ser considerada essencial para a geração de riquezas de um país. O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, no entanto um dos grandes problemas é o elevado índice de mortalidade das empresas. A educação empreendedora pode assumir a relevante função de motivar, contribuir e apoiar as iniciativas que fomentem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, colaborando para a iniciação e manutenção de negócios provavelmente mais propensos ao sucesso. Partindo destas considerações, este estudo tem por objetivo identificar, descrever e analisar a formação para o empreendedorismo em uma Instituição Pública de Ensino Superior Tecnológico, por meio do projeto pedagógico e da percepção de seus alunos e coordenadores. Foi realizado um estudo de campo, desenvolvido por meio de análise documental e estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 74 alunos matriculados nos 5º e 6º semestres dos cursos oferecidos pela Instituição, pois estes já se encontravam na fase final do programa de graduação. Participaram também, três coordenadores de curso da Instituição. Como resultado, pode-se observar a convergência das percepções dos Coordenadores de Curso e do Corpo Discente no que tange ao conceito e à importância do empreendedorismo, destacando-se a realização de um sonho, a possibilidade de criação de empresas e a atividade empreendedora como um potencial do ser humano. Além disso, foi possível detectar que 74% dos alunos pesquisados desejam empreender, reforçando a noção de que a população brasileira possui "vocação" para o empreendedorismo. Com relação à Instituição, foi possível notar ações que permitem a prática do empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em seus alunos, o que mostra a preocupação da Instituição com a formação de profissionais capacitados para atuar frente aos desafios do século XXI.Downloads
Published
2017-03-04
How to Cite
Guimarães, S. R. E. F., & Oliveira, A. L. de. (2017). MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 12(5). Retrieved from https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/2791
Issue
Section
Artigos
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.