AUTOEFICÁCIA NO TRABALHO DOCENTE: O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL E VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Keywords:
Gestão. Gestão Educacional. Autoeficácia. Tecnologia Educacional.Abstract
A Crença da eficácia pessoal e coletiva pode interferir na maneira como o docente organiza e lida com suas práticas no ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi verificar se a autoeficácia no trabalho docente das Unidades de Ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) incentiva o uso de tecnologia digital e virtual no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de estudo de caso, com abordagem quantitativa - descritiva em três Unidades de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Ensino Superior. A composição da amostra foi de 135 docentes e traça um perfil com 22,2% da Educação Infantil, 19,3% do Ensino Fundamental e Médio, e 58,5% do Ensino Superior. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Identificação da Amostra; Escala de Autoeficácia; Escala de Fontes de Autoeficácia; Três Dimensões de Competências: Tecnológica, Pedagógica e Social e da Prática Docente no uso da Tecnologia Digital e Virtual no DCTA. Observou-se que os docentes entre 46 e 56 obtiveram altas pontuações de eficácia nas três unidades e que os de sexo feminino atuantes na Educação Infantil tendem a ter maior eficácia na intencionalidade e manejo de classe, mas ficaram abaixo da média no fator dos estados fisiológicos e afetivos. Quanto à variável de trabalho, as Unidades de Ensino não apresentaram diferença significativa e obtiveram pontuação acima da média, demonstrando autoeficácia docente. Detectou-se que os docentes da Rede Federal de Ensino obtiveram maior pontuação para as três dimensões: Competências Tecnológica, Pedagógica e Social. Constatou-se que quanto maior for o tempo de experiência de docência, maior a autoeficácia e os docentes com cursos de pós-graduação apresentaram maior pontuação de eficácia. O Ensino Fundamental e Médio tem maior porcentagem de experiências diretas e vicariantes e a Educação Infantil na Persuasão Social. Conclui-se que os fatores de manejo de classe e Intencionalidade docente têm correlação positiva com as dimensões de experiências vicárias, persuasão social e experiências diretas. Sugere-se que os docentes podem assumir mais controle de sua prática na tecnologia digital e virtual e que este conjunto de fatores deve ser observado pela gestão. O gestor educacional deve manter a motivação dos docentes frente às novas posturas educacionais e com as inovações tecnológicas.Downloads
Published
2017-03-04
How to Cite
Souza, S. L. P. de A. C., Inocente, N. J., & Araujo, 3Elvira A. S. de. (2017). AUTOEFICÁCIA NO TRABALHO DOCENTE: O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL E VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 12(5). Retrieved from https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/2790
Issue
Section
Artigos
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.