O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Keywords:
Gestão. Desenvolvimento. Inovação. Pequena Empresa. Média Empresa. Empresa de Base Tecnológica.Abstract
O valor das pequenas e médias empresas de base tecnológica para a
economia local brasileira é amplamente reconhecido como essencial para a
atividade empresarial, a criação de postos de trabalho qualificados, e inovação
com grande potencial no mercado, contribuindo para a dinâmica da economia.
Além disso, essas empresas fomentam o processo de desenvolvimento
científico e tecnológico em uma sociedade, além de estreitar as relações entre
os diversos setores da economia. Desse modo, o presente trabalho tem como
objetivo estudar a forma como o processo de inovação tecnológica ocorre em
pequenas e médias empresas de base tecnológica localizadas na Região
Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O referencial teórico utilizado
é composto por cinco modelos de inovação: modelo linear de inovação (Scienc
push), modelo linear reverso de inovação (demand pull),the coupling model,
modelo de interações em cadeia, e modelo sistêmico. A abordagem
metodológica utilizada foi o estudo de caso múltiplo qualitativo. Os dados foram
coletados com de entrevistas semiestruturadas e a análise ocorreu para cada
caso, e fazendo uma comparação em busca de semelhanças e diferenças,
levando à formação de resultados válidos. A amostra foi composta por quatro
pequenas e médias empresas das cidades da Região Metropolitana do Vale do
Paraíba e Litoral Norte. Como resultado da observação de modelos de
desenvolvimento de inovação adotados pelas empresas, verifica-se que oÂ
modelo se aproximava do que foi proposto no modelo de interações em cadeia.
O desenvolvimento da inovação depende do segmento em que a empresa
opera e das interações que possui com ambiente interno e externo. Foi
possível concluir que a PMEBT não inova de maneira sistemática, mas de
modo intuitivo e muito centrado nas ideias de seus fundadores. Inova focando
tanto no atendimento aos requisitos dos clientes quanto nas necessidades
observadas no mercado. A formação de parcerias ainda é vista com receio
pelos dirigentes e proprietários.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.