Gestão e desenvolvimento regional a partir das relações econômicas agrícolas no polo Marabá: um estudo da estrutura relativa do FNO (2002/2010)
Keywords:
Relações econômicas, Agricultura, FNO, Pólo Marabá, SustentabilidadeAbstract
Este estudo objetiva apresentar uma discussão sobre o potencial de desenvolvimento das relações econômicas de base agrária do Pólo Marabá (PA), a partir da evolução da estrutura relativa dos recursos creditícios do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO. O método de investigação baseou-se na avaliação dos Relatórios de Gestão do FNO, exercícios de 2006 e 2010 e do Relatório de consultoria intitulado Conformação e dinâmica da economia de base agrária do Pólo Marabá, a partir de três eixos de análise: competitividade global, multiplicador de renda e concentração de renda. A investigação concluiu que a gestão do FNO possui uma estratégia confusa e pouco comprometida com a promoção do desenvolvimento do Pólo, na medida em que não se verificam investimentos na agricultura familiar, base produtiva na Amazônia, deixando o fundo creditício vulnerável às inclinações utilitárias e oportunistas que as administrações locais tendem a favorecer. Neste sentido, verificou-se uma diminuição da competitividade global do Pólo, uma redução dos multiplicadores e um aumento da concentração da renda, além da expansão da relação de propriedade da terra vigente.Downloads
How to Cite
Borges, F. Q. (2014). Gestão e desenvolvimento regional a partir das relações econômicas agrícolas no polo Marabá: um estudo da estrutura relativa do FNO (2002/2010). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 10(2). Retrieved from https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/1356
Issue
Section
Artigos
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.