THE IMAGE AND IDENTITY OF A DESTINATION THROUGH NARRATIVES OF INDUSTRIAL HERITAGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7559

Palavras-chave:

Identity, Image, Industrial Landscape, Narratives, Collective Memory

Resumo

Considerando que a identidade territorial desempenha um papel importante, este artigo irá explorar os contributos da identidade industrial para a projeção da imagem de um destino que utiliza testemunhos e narrativas locais como prática diferenciadora. A metodologia consiste num estudo de caso com recurso a uma investigação exploratória através da observação direta. Os resultados deste estudo reconhecem as vantagens de mostrar a história através de narrativas pessoais como parte essencial do envolvimento da comunidade e do sentimento de pertença, além de que esta técnica pode despertar a curiosidade e o envolvimento dos visitantes, aumentando o seu interesse pelo passado de um determinado local. O estudo enriquece a compreensão do papel da identidade industrial na formação das imagens dos destinos e fornece informações de gestão sobre práticas e técnicas eficazes de envolvimento da comunidade. Os decisores políticos podem utilizar os resultados para desenvolver estratégias de promoção de destinos que revelam a identidade industrial.

Biografia do Autor

António Sérgio Araújo de Almeida , Politechnic of Leiria

Associate Professor at School of Tourism and Maritime Technology, PhD.

Leiria Polytechnic Institute, School of Tourism and Maritime Technology & CiTUR (Centre for Tourism Research, Development and Innovation), Peniche, Portugal

Maria Pilar Moreno Pacheco, Universidad de Sevilla

 

 

Downloads

Publicado

27.11.2024

Como Citar

Guerra, T., Araújo de Almeida , A. S., & Moreno Pacheco, M. P. (2024). THE IMAGE AND IDENTITY OF A DESTINATION THROUGH NARRATIVES OF INDUSTRIAL HERITAGE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7559