THE IMAGE AND IDENTITY OF A DESTINATION THROUGH NARRATIVES OF INDUSTRIAL HERITAGE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7559Palavras-chave:
Identity, Image, Industrial Landscape, Narratives, Collective MemoryResumo
Considerando que a identidade territorial desempenha um papel importante, este artigo irá explorar os contributos da identidade industrial para a projeção da imagem de um destino que utiliza testemunhos e narrativas locais como prática diferenciadora. A metodologia consiste num estudo de caso com recurso a uma investigação exploratória através da observação direta. Os resultados deste estudo reconhecem as vantagens de mostrar a história através de narrativas pessoais como parte essencial do envolvimento da comunidade e do sentimento de pertença, além de que esta técnica pode despertar a curiosidade e o envolvimento dos visitantes, aumentando o seu interesse pelo passado de um determinado local. O estudo enriquece a compreensão do papel da identidade industrial na formação das imagens dos destinos e fornece informações de gestão sobre práticas e técnicas eficazes de envolvimento da comunidade. Os decisores políticos podem utilizar os resultados para desenvolver estratégias de promoção de destinos que revelam a identidade industrial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.