PRECARIEDADE DIGITAL NA ERA DE ABUNDÂNCIA NAS REDES?
POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO E USO DA INTERNET EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7551Palavras-chave:
infraestrutura de telecomunicações, macrorregiões geoeconômicas, conectividade significativa, escolas públicas, Amazônia LegalResumo
Este artigo analisa o processo de inclusão-exclusão digital considerando as condições de infraestrutura existentes nas escolas públicas dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal, área geográfica com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, que correspondem a 61% do território brasileiro e abrange 772 municípios (IBGE, 2021). O argumento central se refere à fragilidade e à fragmentação das políticas de acesso à internet no provimento de serviços de telecomunicações nas localidades da Amazônia Legal com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Baixo e Muito Baixo. Como recurso metodológico para organizar dados e fundamentar a análise da conectividade na Amazônia Legal observa a demografia e identifica variáveis que influem na distribuição de pontos de acesso à internet em escolas públicas; sistematiza as políticas de conexão digital; identifica desequilíbrios digitais que subsistam na educação básica pública e como podem afetar a formação escolar no interior do Brasil. Observa-se que em escolas públicas municipais, onde em geral o acesso e/ou a qualidade do sinal de internet são deficientes, a oferta de conectividade significativa, serviço com velocidade otimizada, ainda é meta a ser atingida. Situação que requer ações coordenadas para garantir a possibilidade real de infraestrutura condizente; políticas viáveis para o setor com a ordenação das normas para investimentos público e privado; quadro legal harmônico e atual que normatize o acesso e as formas de financiamento atendendo às peculiaridades regionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.