AS DIMENSÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO NO DESEMPENHO DA INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Eduardo Dias Leite Universidade de Brasí­lia - UNB
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Cleidson Nogueira Dias Universidade de Brasília (UnB)
  • Alonso Luiz Pereira Centro Universitário e Faculdades Projeção, UNIPROJEÇÃO
  • Rafael Araújo Sousa Farias Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7508

Palavras-chave:

Inovação, Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

Este artigo buscou investigar quais dimensões do modelo de excelência gerencial influenciam o desempenho inovador das micro e pequenas empresas (MPEs), com recorte territorial em Águas Claras e Vicente Pires no Distrito Federal (DF). Este estudo testa empiricamente a relação preditiva entre inovação e desempenho empresarial em uma amostra de 940 MPEs por meio de Regressão Múltipla e, além disso, o método Qualitative Comparative Analysis (QCA) é usado em 20 das MPEs da amostra para verificar a influência dessas dimensões estabelecidas no desempenho das empresas, através da álgebra booleana e da lógica formal. Constatou-se que apenas três das sete dimensões do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que catalisam a inovação, são realmente as que têm influência suficiente e/ou necessária na excelência/desempenho e na gestão das empresas. A Regressão Múltipla revela que apenas três das sete dimensões do MEG impactam o desempenho da inovação e, além disso, a equação lógica resultante do QCA indica outras variáveis influentes. A relevância deste estudo é a identificação das dimensões do MEG que catalisam a inovação e sua influência no desempenho das MPEs do DF.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Universidade de Brasí­lia - UNB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Dupla titulação de doutorado: em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019) e em Administração pela Universidade de Brasí­lia (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasí­lia (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasí­lia UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É professor do campus Brasí­lia no Instituto Federal de Brasí­lia (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasí­lia e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no municí­pio de Fortaleza dos Nogueiras MA.

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Professora titular das disciplinas: Sustentabilidade & Agendas Globais para o DS, CasesEmpresariais e Seminários de Pesquisa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação emAdministração (PPGA/UNIVALI.

Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UnB)

 Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sanduíche na UniversitatJaume I (UJI/Espanha). Supervisor deAmbientes para Inovação na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Docente no MestradoProfissional em Administração Pública da UnB; e Docente do Doutorado e Mestrado em Administração (PPGADM)da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Alonso Luiz Pereira, Centro Universitário e Faculdades Projeção, UNIPROJEÇÃO

Alonso Luiz Pereira. Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor do Centro Universitário e Faculdades Projeção, UNIPROJEÇÃO, Brasília (DF),  Brasil.

Rafael Araújo Sousa Farias, Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Rafael Araújo Sousa Farias, Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UnB, Professor Adjunto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, Parnaiba (PI), Brasil.

Publicado

21.10.2024

Como Citar

Leite, E. D., Alberton, A., Nogueira Dias, C., Luiz Pereira, A., & Araújo Sousa Farias, R. (2024). AS DIMENSÕES DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO NO DESEMPENHO DA INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO DISTRITO FEDERAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7508