EFEITO DISPOSIÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS PRODUTORES RURAIS DO NOROESTE GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7486Resumo
O termo efeito disposição foi introduzido por Shefrin e Statman (1985) e amplamente estudado por outros pesquisadores em diferentes contextos. Mattos e Fryza (2014) e Vollmer, Hermann e Musshoff (2019) estenderam essa discussão para a comercialização de grãos. Acompanhando tais autores, este estudo possui, como objetivo, verificar se o efeito disposição se manifesta nos produtores rurais do Noroeste gaúcho ao comercializarem grãos. Para cumprir o objetivo, foi conduzido um experimento com cinquenta e cinco produtores rurais. Os dados foram analisados de maneira quantitativa com base na metodologia proposta por Odean (1998). No que se refere aos resultados, foi observado que os participantes manifestam o efeito disposição (coeficiente de disposição igual a 0,1689), contrariando as expectativas da perspectiva racional da tomada de decisão. Presume-se que a conscientização dos produtores rurais, de que não são imunes a vieses comportamentais, pode melhorar seu processo decisório ao comercializar grãos, contribuindo no incremento da renda, no estímulo da economia local e na redução da desigualdade e do êxodo rural.
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