DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL A PARTIR DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
LIÇÕES DAS SUAS PRÁTICAS E DESAFIOS NO TERRITÓRIO DE PARATY/RJ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7484Palavras-chave:
Turismo de Base Comunitária, Desenvolvimento Local Sustentável, Territórios, Paraty/RJ, Estudo de Caso CrucialResumo
O Turismo de Base Comunitária (TBC) são modos de gestão das atividades de visitação que têm diversos princípios endógenos-territoriais e sustentáveis. Por conta disso, ele se associa à perspectiva do Desenvolvimento Local Sustentável (DLS), especialmente as suas dimensões cultural, ecológica, econômica, política e social. No entanto, o alcance desses princípios não é algo simples, pois ocorre pela realização de práticas desafiadoras que os materializam. Em vista disso, este trabalho buscou descrever práticas do TBC que se articulam ao DLS e seus desafios nesse processo. Tal objetivo ocorreu através de um estudo de caso crucial no território de Paraty/RJ, que tem um TBC bem fortalecido e como possibilidades para contribuir com o DLS. A coleta dos dados se deu por levantamentos documentais, aplicação de um questionário semiestruturado e observação direta. A interpretação dos dados se baseou na técnica análise de conteúdo temática. Como resultados, verificou-se práticas de TBC em Paraty articuladas a diferentes fatores do DLS, por meio: da gastronomia; produções artísticas; apresentação de lugares históricos e dos modos de vida que singularizam o território, etc. Já os desafios dessas práticas envolvem questões tanto internas (no campo de atuação comunitário), como externas (que não depende apenas da comunidade). Dessa forma, esta pesquisa ajuda a avançar no entendimento de como ações do TBC aderentes ao DLS são realizadas, que é uma lacuna da literatura. Além disso, mostra alguns gargalos que podem ser superados para que um desenvolvimento endógeno e sustentável seja mais possível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.