CONTRIBUIÇÕES PARA A ECONOMIA CRIATIVA DE BASE TERRITORIAL: UM QUADRO ANALÍTICO MULTIDIMENSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7458Palavras-chave:
Economia Criativa, Territórios Criativos, Redes HíbridasResumo
Este artigo coloca em perspectiva a relação entre a economia criativa e território. O objetivo é estabelecer um quadro analítico para a elaboração do conceito de economia criativa de base territorial. O percurso metodológico compreendeu a realização da pesquisa-diagnóstico “Redes Híbridas de Cultura: cartografia relacional da economia criativa e solidária em Campo Grande” e a seleção de casos múltiplos para o aprofundamento da análise. Os dados foram coletados inicialmente por meio de questionário e aprofundados utilizando-se entrevistas nos casos selecionados. Por fim, recorreu-se à análise de conteúdo com apoio de redes semânticas para articular todos os dados e informações obtidos. Os resultados propõem um constructo multidimensional para compreensão da economia criativa a partir das dinâmicas e fluxos do território, apoiando-se essencialmente nas dimensões simbólico-cultural, econômica e político-institucional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.