O DESEMPENHO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL (MCMVR) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7429

Palavras-chave:

Agriciltura familiar, Políticas públicas, Habitação rural, Território

Resumo

O objetivo é analisar o desempenho do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PNHR) nos territórios Rurais e da Cidadania do Rio Grande do Norte, considerando o caráter social no planejamento e execução de políticas territoriais voltadas para o desenvolvimento rural. Como metodologia foi definida a análise descritiva quanto aos fins e comparativa quanto aos meios, e como unidade de análise temos o território rural e da cidadania a partir do alcance da construção de unidades de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMVR) no período de 2011 a 2022. Quanto à coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa por ocasião da coordenação da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial, onde de um conjunto de oito ações o MCMVR era definido como da assessoria territorial de gestão social. Reconhece-se que políticas territoriais específicas para o meio rural têm possibilitado melhorias de condições de vida para agricultores familiares, fomentado iniciativas de agroindústria de pequeno porte, trazendo a uma estratégia promissora no âmbito da agricultura familiar. Como resultado, a pesquisa constatou um desempenho oscilante nos territórios do Rio Grande do Norte e um movimento que sinaliza para ruptura ou descontinuidade do PMCMVR na construção de moradias para a agricultura familiar.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Carla Camila Gomes Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Geógrafa e Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN). Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGeO/UECE).

Renata Katiele da Costa Santiago, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Antonia Erica de Freitas Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Advogada. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Publicado

16.07.2024

Como Citar

Nunes, E. M., FREITAS, C. C. G. F., SANTIAGO, R. K. da C. S., & MORAIS, A. E. de F. M. (2024). O DESEMPENHO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL (MCMVR) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7429