INOVAÇÃO, NOVIDADE, SOLUÇÃO TECNOLÓGICA
UMA ANÁLISE CONCEITUAL POR MEIO DO PROJETO “APRENDER E EMPREENDER NO CAMPO”
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.7324Palavras-chave:
inovação, tecnologia, desenvolvimento regional, jovens rurais, educação empreendedoraResumo
De acordo com Schumpeter (2005) a inovação é concebida como qualquer coisa feita de forma diferente que possui efeito na vida econômica. Os agricultores familiares desenvolvem soluções próprias para seus problemas produtivos, processo de criação de soluções tecnológicas que garantem a sua reprodução enquanto agricultores. O objetivo do presente artigo é discutir as diferenças entre os conceitos de inovação, novidade e solução tecnológica tendo como objeto de análise o Projeto “Aprender e empreender no campo” desenvolvido em Montenegro-RS e financiado pelo SEBRAE/FAPERGS. Em termos metodológicos utilizou-se da revisão bibliográfica, a realização de oficinas online e presenciais, o uso de metodologias ativas e da educação empreendedora. Os resultados obtidos através do projeto, dividem-se em de pesquisa e de extensão. Em relação ao primeiro destaca-se que embora o conceito de inovação seja amplo e admita grande flexibilidade, a tentativa de descrever a ocorrência da trilogia schumpeteriana torna difícil aplicar o conceito de inovação para o meio rural. Em relação aos resultados da extensão, destaca-se que foram elaborados 7 projetos empreendedores, sendo que um deles encontra-se incubado como uma start-up na Itunisc.
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