A ATUAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO CENTRO-OESTE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7253Palavras-chave:
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, IRRIGAÇÃO, RECURSOS FEDERAISResumo
A partir deste trabalho, propomo-nos a analisar o alcance das políticas públicas implementadas pelo Governo Federal Brasileiro voltadas à agricultura irrigada no Centro-Oeste, sob o signo do desenvolvimento regional. Para tanto, metodologicamente, lançamos mão de pesquisa bibliográfica e documental, para identificarmos o estado dos levantamentos oficiais e de organismos internacionais sobre o desenvolvimento da agricultura irrigada no país, bem como a estruturação dos arranjos legais e institucionais que estimulem o segmento na região Centro-Oeste, mediante a utilização de recursos públicos federais. Os dados permitiram averiguar que o incentivo que se projeta para o setor na região considera o modelo de agricultura e estrutura fundiária predominantes nela, visando ao atendimento da função do Brasil na divisão internacional do trabalho, como exportador de commodities.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.