EM CANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA

UMA EXPERIÊNCIA DE TBC PELO OLHAR DE SEUS ATORES

Autores

  • Taísa Fonseca Novaes Hoisel UESC
  • Andréa da Silva Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Mônica de Moura Pires Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0001-9036-514X

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7086

Resumo

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modelo de atividade turística que busca a valorização natural e cultural do ambiente e tem como pressuposto a conquista da equidade social e da qualidade de vida para grupos sociais em estado de vulnerabilidade e expostos a projetos turísticos convencionais. O objetivo geral do trabalho foi analisar o turismo comunitário em assentamentos rurais do município de Itaetê, Bahia, a partir do roteiro turístico denominado “Em Cantos da Chapada Diamantina” desenvolvido pelo ICMBio. O caminho de análise compreendeu a caracterização das comunidades estudadas para entender seu percurso e seu contexto atual, a análise da prática da atividade turística, a verificação do nível de adequação aos princípios do turismo comunitário e, por fim, a identificação das potencialidades e desafios de cada comunidade quanto à adoção do TBC. Para analisar a prática turística foram estabelecidos indicadores que mensuraram o nível de cumprimentos dos assentamentos aos princípios do TBC. A partir de uma perspectiva metodológica quali-quantitativa foi realizada uma pesquisa exploratória tendo como objeto três estudos de caso localizados em Itaetê: os assentamentos Baixão, Europa e Rosely Nunes. Como resultado da análise nota-se que as comunidades adequam-se aos princípios do TBC estabelecidos pelo ICMBio, sendo que os principais desafios referem-se à estruturação da educação básica e a implementação de capacitações profissionais. Recomenda-se, para todas, o fortalecimento da gestão comunitária, mantendo o protagonismo dos assentados na condução do turismo. A presente pesquisa contribuiu para a compreensão de como o TBC é organizado e conduzido na Bahia.

Biografia do Autor

Andréa da Silva Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Desenvolvimento Rural (Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, França). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus –BA, Brasil.

Mônica de Moura Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Economia Rural (Universidade Federal de Viçosa). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

Publicado

02.09.2024

Como Citar

Fonseca Novaes Hoisel, T., da Silva Gomes, A., & de Moura Pires, M. (2024). EM CANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA: UMA EXPERIÊNCIA DE TBC PELO OLHAR DE SEUS ATORES. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7086

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)