DATA SCIENCE E POLÍTICA PÚBLICA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA QUALIFICAÇÃO DE POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6944Resumo
Postular uma intervenção na realidade local e regional com pretensão de qualificar um ou mais atributos individuais, sociais e espaciais permeia uma gama de inquietações que parte desde a concepção de desenvolvimento, passa pelo formato de como definir as estratégias para a intervenção e chega à definição de prioridades de investimentos – não apenas monetários – para atingir os objetivos elencados. Essas questões estão presentes nos bancos acadêmicos e nos formuladores de políticas públicas. O presente artigo visa propor uma metodologia, através da aplicação de Data Science, para qualificação de políticas públicas que visem ao desenvolvimento local/regional, a partir da ampliação da renda regional disponível. A proposta parte da releitura de clássicos do desenvolvimento econômico e regional com o pressuposto de a possibilidade da diversificação produtiva ser um canal para a ampliação da renda regional disponível. Utilizando metodologias de Data Science para mineração, sistematização e sintetização de informações espaciais atreladas às técnicas de análise regional, possibilita-se que gestores e acadêmicos identifiquem estratégias que visam ao desenvolvimento local e regional por meio de políticas públicas. A proposta traz desafios, como a qualificação técnica e de recursos humanos para a sua efetiva aplicação, assim como a convergência para além da técnica que engloba a definição de uma política pública. Não obstante, a potencial aplicação desta metodologia possibilita uma averiguação com considerável grau de acuidade de descrição e diagnóstico regional, atingindo a predição e prescrição de alternativas viáveis para a transformação local/regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.