PERCEPÇÕES DE PESSOAS IDOSAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DIRECIONADAS AO ENVELHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6877Palavras-chave:
Envelhecimento, Idoso, Política pública, Política de saúde, Dinâmica populacionalResumo
Resumo: O conhecimento das percepções de pessoas idosas sobre a implementação de políticas públicas direcionadas ao envelhecimento em Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, foi o objetivo desta pesquisa. Foram realizadas 12 entrevistas com idosos dos grupos de promoção e educação em saúde organizados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, seguidas de Análise de Conteúdo, na modalidade temática operacionalmente proposta por Minayo. As categorias foram: Percepções sobre o envelhecimento e Políticas públicas municipais direcionadas ao envelhecimento. Na percepção dos entrevistados, políticas públicas são implementadas no município, porém com fragilidades na rede de serviços, havendo aspectos a serem melhorados na aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, além da garantia de auxílio alimentação e qualificação de espaços públicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.