APROPRIAÇÃO SOCIAL DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO
OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6755Palavras-chave:
Acesso à água, Comunidades rurais, Semiárido paraibano, Governança hídrica.Resumo
O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como se dá o acesso e a governança da água em comunidades rurais do agreste paraibano. No intuito de alcançar uma compreensão multidimensional e integrada da dinâmica social, política e governamental da comunidade observada, foi aplicada a modalidade de pesquisa social com abordagem qualitativa-quantitativa. Dentre os resultados encontrados destacam-se a ausência de monitoramento da qualidade da água; a significativa cobertura do P1MC-ASA; e, a inexistente participação política dos moradores quanto à governança da água na região. O diagnóstico realizado sinaliza fragilidades do modelo de gestão hídrica adotado, podendo servir de base comparativa para outras regiões, e também apoiar uma possível formulação de novas políticas de água no semiárido nordestino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.