A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NA CIDADE DE FRANCA COMO RESULTADO DO MOVIMENTO DE RETROCESSO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6679Palavras-chave:
Desindustrialização. Desenvolvimento Econômico. Indústria.Resumo
O objetivo do artigo foi examinar algumas das principais mudanças que ocorreram na economia brasileira e que influenciaram o seu desenvolvimento econômico. Analogamente, examinamos o que também ocorreu com a economia e, consequentemente, com o desenvolvimento econômico do município paulista de Franca. O desenvolvimento econômico brasileiro pode ser compreendido como um processo cuja trajetória descreve um movimento de avanço, que é marcado pelo rompimento do modelo agroexportador e modernização da economia através da industrialização, com início nos anos de 1930; e um movimento de retrocesso, iniciado nos anos 90, que é marcado pela redução da participação da indústria no PIB e retorno das commodities agrícolas e de minerais como principais produtos na pauta de exportações brasileiras. A indústria calçadista francana sofreu influência de ambos os movimentos, o que ocasionou na perda de participação da indústria na composição do Valor Adicionado Total na economia do município, bem como no percentual de participação nos vínculos ativos formais entre os grandes setores da economia. Os procedimentos metodológicos adotados basearam-se numa pesquisa bibliográfica acrescida pelo emprego de indicadores econômicos e pelo método de análise regional baseado no Coeficiente de Reestruturação. O resultado da pesquisa mostrou-nos que, entre os anos de 1985 e 2020, ocorreu significativa mudança na estrutura da economia francana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.