A DESINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA: A INSERÇÃO PRECÁRIA DO BRASIL NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6603Palavras-chave:
História econômica, Desindustrialização, ReprimarizaçãoResumo
A redução da participação da indústria nas atividades econômicas esteve presente na segunda metade do século XX em países como os EUA e a Alemanha, e em praticamente todos os países desenvolvidos, mas não ocorreu em economias de industrialização mais recente, como nos casos chinês e indiano. O objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorreu o processo histórico da desindustrialização da economia brasileira e sua reprimarização, com sua inserção acelerada na economia globalizada, e quais os indicadores que apontam a ocorrência desse processo. No aspecto metodológico, foi realizada a classificação do uso das séries históricas, a fim de apresentar a evolução dos indicadores da industrialização e da desindustrialização brasileira. Os resultados apontam que o auge da participação das atividades industriais na economia brasileira ocorreu na década de 1980, em que ¼ das riquezas produzidas tinha origem nas atividades industriais, percentual que se reduziu drasticamente após esse período, marcando, assim o processo de desindustrialização no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.